INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES EM SEU E-MAIL

5 Problemas na sua gestão financeira

A gestão financeira é um grande problema para a maioria dos empreendedores e alguns hábitos e dificuldades ajudam a piorar o controle do dinheiro de qualquer negócio e para você não cometer mais nenhum desses erros é que estou aqui pra ajudar.

O primeiro erro é o mais bizarro e prejudicial de todos:

1. Confundir o dinheiro pessoal com o dinheiro da empresa!

Quando os sócios confundem o caixa da empresa com a sua carteira, ou seja, pagam as suas contas pessoais na conta corrente do negócio estão agindo, sem querer, como um ladrão. Sim, é algo duro de ser dito ou lido mas é isso sim.

Esse comportamento é extremamente prejudicial e resolver essa situação é extremamente fácil:

Se o sócio trabalha diretamente no negócio, deve estipular um valor fixo – como se fosse o salário do sócio. Há um nome específico para isso e esse pagamento é chamado de Pró-labore.

Quando o sócio não trabalha diretamente no negócio, ele terá a parte dele quando houver a distribuição dos lucros da empresa. Essa retirada é chamada de Dividendos e pode acontecer mais de uma vez por ano porém eu indico para os meus clientes que a retire no mês de janeiro – com o exercício finalizado fica mais fácil saber quanto foi o lucro final e quanto deverá ser repartido entre os sócios.

2. Não conseguir tempo para a gestão financeira

Para ter a melhor gestão financeira uma empresa deve fazer TODOS os dias controles específicos como conciliação bancária, alimentar o sistema, preencher planilhas e etc.

Porém essas rotinas muitas vezes são deixadas para depois pois o empreendedor não tem tempo para elas pois precisa fazer com que o seu negócio cresça mas não fazer esses procedimentos vc colocará a saúde financeira da sua empresa em risco.

Essa falta de tempo nos leva para o terceiro problema:

3. Dificuldade do controle no dia a dia

Por não saber exatamente o que precisa ser feito para ter a melhor gestão financeira, o empreendedor acaba tendo muita dificuldade nos controles diários que precisam ser feitos.

4. Não saber se o preço cobrado está correto

Quando você estabelece o seu preço com base no que a concorrência está cobrando talvez não esteja errado… ou seja, o que está cobrando paga todos os seus custos mas é bem provável que essa não seja a realidade. E o preço errado prejudica bastante a gestão financeira da seu a empresa. Dê atenção aos preços – se não souber como fazer isso, contrate um consultor da sua confiança para te ajudar na precificação dos seus produtos ou serviços 😉

5. Ficar em dúvida se a empresa está dando lucro ou prejuízo

Nossa, se você não tem pleno controle do dinheiro da sua empresa fica extremamente complicado saber se está lucrando ou tendo prejuízo – e isso gera muita insegurança, pois você não sabe o que está acontecendo.

Para te ajudar a saber se a sua empresa está tendo lucro ou prejuízo vou compartilhar com você uma planilha de orçamento – é a mesma que criei para os meus clientes e acredito que vai te ajudar bastante!

Disponibilizei gratuitamente, pois sei que ela pode te ajudar a ter um norte.

Nela você vai saber exatamente quanto deu de lucro ou não, sob a perspectiva financeira. Colocando as informações de entrada, descontando as taxas, os impostos, comissões e despesas você vai saber quanto ficou no caixa!

Clique aqui para baixar a planilha!

Vou amar saber a sua opinião sobre os problemas que você enfrenta na gestão financeira. Me conta a sua experiência ou a sua dúvida!

Se esse artigo foi útil pra você: curta e compartilha, tenho certeza que vamos ajudar muitas pessoas e empresas!

No próximo artigo vou explicar como calcular o pró-labore dos sócios. Até lá!

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES


Fazer comentário

Cada Real © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Blueberry Marketing Digital.