INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES EM SEU E-MAIL

Minha Leitura: Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais

Preciso ser muito honesta. Quando eu era mais nova o mundo dos livros não me encantava. Achava chato mas depois que cresci descobri o quanto pode ser fantástico se deixar levar pela leitura e o quanto é enriquecedor aprender com autores maravilhosos.

E o Gustavo Cerbasi é um desses autores que nos ajuda muito. Considerado um dos principais consultores e planejadores financeiros do país, quem precisa organizar suas finanças deve ter os livros do Gustavo como opção, ele é autor de best sellers como: Casais Inteligentes Enriquecem Juntos, Investimentos Inteligentes, Dinheiro: o segredo de quem tem, Como Organizar a sua Vida Financeira e Adeus, Aposentadoria.

Já li várias obras dele e a que vou falar hoje é Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais (2016).

Objetivo do livro

Explicar, em uma linguagem simples, os principais conceitos e termos técnicos de finanças oferecendo dicas para o empreendedor assumir o controle e as estratégias para o crescimento do seu negócio.

Os principais tópicos abordados no livro

  • Empreender como forma de investimento
  • Como separar a pessoa física da jurídica mesmo quando as contas se misturam
  • As finanças de um plano de negócios
  • Como aproveitar melhor o serviço do seu contador
  • O perigo de fazer empréstimos ao invés de financiamentos
  • Como interpretar a situação da empresa por meio dos números
  • Os principais indicadores financeiros: rentabilidade, atividade, liquidez
  • Como quantificar o ponto de equilíbrio da empresa

Minha opinião

O livro é muito bom para você que tem o seu negócio ou está planejando em tê-lo. EU gostei bastante do livro embora ele tenha focado muito mais na parte contábil dos relatórios. É um conhecimento que você precisa ter com certeza mas pra que os relatórios contábeis sejam gerados o financeiro deve ter trabalhado corretamente todos os dias, e senti falta disso no livro. Mostrar como se chega a esses relatórios (mas aqui no blog vou explicar sempre tudo de como um setor financeiro deve funcionar para contribuir da forma correta com a contabilidade).

Frases que gostei

“Como empreendedor, você precisa saber os conceitos gerais de finanças, conhecer seu funcionamento básico e vigiar os indicadores que vão mostrar se está havendo ou não lucro.”

“Motivos tradicionais para entender mais sobre finanças nos negócios: 1. você já tem um negócio 2. você está pensando em empreender. Motivo não tradicional: Empreender é uma maneira de investir.”

“Empresas são investimentos.”

“Sucesso comercial não necessariamente se traduz em sucesso financeiro.”

“Orçamento: saiba aonde você quer chegar e aonde você não deve ir.”

“Negócios que não prosperam: 1. não dão lucro mas não possuem problemas financeiros 2. negócios que não dão lucro porque possuem problemas.”

O Que Fazer Agora?

A dica que vou dar agora considero muito boa!

Como acredito que você ficou interessado em ler esse livro indico que pesquise os preços e principalmente compre o seu exemplar na Amazon. Geralmente compro meus livros lá porque tem sempre promoção, frete grátis e chega muito rápido!

Você pode comprar o seu exemplar nesse link: Empreendedores Inteligentes Enriquecem Mais

Se você gostou desse artigo: curta, comenta e compartilha! É muito importante que eu saiba a sua opinião para sempre trazer conteúdo de qualidade pra você!

E inscreva-se na minha lista vip! Pode ficar tranquilo que eu não suporto spam e você só vai receber dicas e informações sobre Gestão Financeira.

Até o próximo!

 

INSCREVA-SE PARA RECEBER NOSSAS NOVIDADES


Fazer comentário

Cada Real © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Blueberry Marketing Digital.